Voltar para a página principal     Notícias     Eventos     Cursos     Ensino     Memória     Links     Biblioteca     Contatos   

  :. SETOR DE DESENHO

Setor Prof. Paulo Andrade M. Gomes

Essa Casa, chamada outrora de Palácio «Novo», construída por ordem do Governador Gomes Freire de Andrade, desenhada pelo sargento-mor José Fernandes Pinto de Alpoim, foi edificada por Manoel Francisco Lisboa, pai do escultor e desenhista maior de Vila Rica: Antônio Francisco Lisboa, «O Aleijadinho».

Hoje, com a mudança da Escola de MInas para as suas novas instalações no Morro do Cruzeiro, essa Casa, que nasceu pelas mãos dos maiores desenhistas da época, não poderia ter um destino mais nobre que o de abrigar sua própria memória e a da tecnologia à qual sempre esteve associada. A criação de vários setores ligando a história com a técnica não poderia encontrar teto mais condizente com o seu conteúdo.

Dentro de tais propósitos, o especialista em museus, Agostinho Barroso de Oliveira e sua equipe, com paciência e persistência, montaram essa belíssima mostra de instrumentos utilizados através dos tempos na arte do desenho.

Hoje, para se desenhar uma elipse, digita-se «draw-elipse» em um PC e tem-se imediatamente a elipse desejada. Para se calcular uma área executa-se o comando «area» e tem-se a sua medida com 16 dígitos. Apenas alguns anos atrás, utilizavam-se aparelhos como o elipsógrafo e o planímetro para a execução de tais tarefas. Esses aparelhos e muitos outros se encontram expostos no museu.


Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP - Ouro Preto
Praça Tiradentes, 20 - Centro. Ouro Preto, MG - CEP - 35400-000 / Brasil
Fone/Fax: (31)3559-3119 ou (31)3559-1597
Contato: museu@ufop.br