Voltar para a página principal     Notícias     Eventos     Cursos     Ensino     Memória     Links     Biblioteca     Contatos   

  :. SETOR DE ELETROTÉCNICA

Setor Prof. Walter José von Krüger



Um Breve Histórico

A raridade dos equipamentos existentes nas salas de Eletrotécnica da Escola de Minas motivou a direção e professores a abrirem-nas à visitação pública. Trata-se de aparelhos utilizados para aulas práticas desde o início do século, sendo portanto um acervo de grande valor e testemunho vivo da evolução tecnológica ao longo dos últimos 100 anos e do ensino ministrado na Escola de Minas durante esse período.

Deve-se ressaltar que grande parte desses equipamentos provém de países que há muito investem em tecnologia de ponta, como a Suíça. Sendo o Brasil um país importador, cumpria aos cursos de engenharia ministrar disciplinas como a Eletrotécnica, visando dar aos seus profissionais um embasamento adequado, a fim de que pudessem gerir competentemente os meios de produção, pois as peças de reposição, além de caras eram de difícil aquisição. Todas as grandes empresas possuíam suas oficinas de manutenção e a criatividade e os conhecimentos gerais dos engenheiros eram fundamentais para o bom desempenho da atividade profissional.

Com as salas organizadas em três ambientes, ONTEM, HOJE e o AMANHÃ, ou seja, peças antigas, atuais e salas de aulas, espera-se que alunos e visitantes tenham a oportunidade de refletir sobre a importância das pesquisas para o desnvolvimento de uma sociedade.

Adaptação de um texto de autoria do Prof. Luís Fernando Ríspoli Alves.


Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP - Ouro Preto
Praça Tiradentes, 20 - Centro. Ouro Preto, MG - CEP - 35400-000 / Brasil
Fone/Fax: (31)3559-3119 ou (31)3559-1597
Contato: museu@ufop.br