Voltar para a página principal     Notícias     Eventos     Cursos     Ensino     Memória     Links     Biblioteca     Contatos   

  :. SETOR DE MINERALOGIA

Setor Prof. Claude Henri Gorceix

O Museu de Mineralogia tem como principais objetivos:

  • coletar, preservar e expor minerais ou peças que estejam diretamente relacionadas com a Mineralogia;
  • contribuir para o aprimoramento do ensino da Mineralogia na Universidade;
  • atender a um público diverso: alunos da Universidade, técnicos, cientistas, pesquisadores e visitandes em geral;
  • divulgar e tornar conhecida a coleção de minerais da Escola de Minas e as riquezas naturais do Brasil e do exterior.
Histórico

A coleção de mineralogia teve a sua origem no pequeno número de amostras trazidas pelo fundador da Escola de Minas, o cientista francês Claude Henri Gorceix, em 1875, procedentes do Laboratório de Mineralogia e Geologia, fundado por ele no Rio de Janeiro.

Enriquecido, ano após ano, por doações de ex-alunos, professores, colecionadores, alunos e amigos da Escola de Minas, o Museu cresceu consideravelmente e sua coleção é considerada hoje como uma das maiores do mundo.

Podem ser vistas no Museu amostras mineralógicas do diamante aos minerais de urânio, amostras curiosas como o quartzito flexível (pedra mole), quartzo com inclusões aquosas, estalactites, belas coleções de topázio imperial, de quartzo, de ágatas, opalas e tantos outros minerais raros.

O visitante do Museu poderá também ver a Capela do Palácio dos Governadores e o Panteão onde se encontram depositados os ossos do fundador da Escola de Minas, Claude Henri Gorceix, transladados da França na década de 70, bem como seus instrumentos de trabalho e pesquisa.


Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP - Ouro Preto
Praça Tiradentes, 20 - Centro. Ouro Preto, MG - CEP - 35400-000 / Brasil
Fone/Fax: (31)3559-3119 ou (31)3559-1597
Contato: museu@ufop.br