Voltar para a página principal     Notícias     Eventos     Cursos     Ensino     Memória     Links     Biblioteca     Contatos   

  :. PESQUISAS


  UFOP NA HISTÓRIA DA ASTRONOMIA NO BRASIL

Organizado pelo professor Oscar Matsuura e publicada no site do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) a versão digital do livro a História da Astronomia no Brasil. A versão impressa com dois volumes foi publicada em 2014 pela Companhia Editora de Pernambuco como uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e do MAST. O capítulo sobre o Observatório Astronômico da Escola de Minas da UFOP está disponível no link: http://www.mast.br/pdf_volume_1/observatorio_centenaria_escola.pdf A versão digital do livro a História da Astronomia no Brasil está disponível no site: http://www.mast.br/HAB2013/index.html




  THESAURUS DE INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS

http://thesaurusonline.museus.ul.pt/




  Levantamento do Acervo Científico e Tecnológico em Minas Gerais

O projeto de iniciação científica no âmbito da UFOP integra a ação nacional coordenado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro (MAST), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil.

Em Minas Gerais, o projeto levantará em diversas instituições, ainda que de forma inicial, os acervos científicos que possa constituir um instrumento de trabalho, de recuperação da informação, facilitando a preservação das coleções e a comunicação entre as instituições e museus de ciência e técnica, além de outras que possuem objetos desta tipologia.

Site do Projeto: http://www.mast.br/projetovalorizacao/inicio.html

Equipe de Trabalho MCT-EM-UFOP:

Prof. MSc. Gilson Antônio Nunes - Orientador;

Edson Resende Fialho – Co-orientador;

Felipe Hoffman ( Bolsa PIP-PROPP-UFOP graduação em Museologia - UFOP);

Carlos Augusto Jotta ( graduação em Museologia - UFOP);




  Projeto Levantamento Iconográfico do Setor de Transporte Ferroviário do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP

O projeto pesquisa em bibliografia, catálogos e outras fontes da Biblioteca de Obras Raras e Arquivo Histórico da Escola de Minas da UFOP, levantando e digitalizando fotografias de locomotivas e das pontes ferroviárias do trecho que liga Ouro Preto a Mariana, com o objetivo de ilustrar os vídeos produzidos pelo Programa Vale Registrar do Trem da Vale. Os vídeos produzidos “Locomotiva” e “Pontes Ferroviárias” serão exibidos nos totens presentes no Setor de Transporte Ferroviário do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP localizado na Estação Ferroviária de Ouro Preto.  

Equipe de Trabalho UFOP:

Prof. MSc. Gilson Antônio Nunes - Orientador;

Laís Cristina da Mata e Sousa (Bolsa Permanência-PREACE-UFOP - graduação em Museologia - UFOP);

Rodney Maia (Bolsa Permanência-PREACE-UFOP - graduação em Museologia - UFOP)




  Elaboração de Thesaurus de Instrumentos Científicos em Língua Portuguesa - MCT-EM-UFOP

O projeto realiza ações de levantamento de fontes, relação de acervos, elaboração dos descritores de cada modelo e equipamento e registro fotográfico visando contribuir para a Thesaurus de Instrumentos Científicos em Língua Portuguesa.

O projeto de iniciação científica no âmbito da UFOP integra a ação internacional, coordenado pelo Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (MCUL) e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro (MAST), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil.

Site do Projeto: http://chcul.fc.ul.pt/thesaurus/

Site da Exposição Tesouros do Patrimônio da Ciência e Tecnologia no Brasil: http://www.mast.br/projetovalorizacao/exposicaotesourosdopatrimonio/index.html

 

 

Equipe de Trabalho MCT-EM-UFOP:

Prof. MSc. Gilson Antônio Nunes - Orientador;

Carlos Augusto Jotta ( Bolsa PIP-PROPP-UFOP graduação em Museologia - UFOP);

Felipe Hoffman ( graduação em Museologia - UFOP);

Mercedes Estela Rainho ( Bolsa BIT CNPq - historiadora - graduação em Museologia - UFOP)




  Projeto Organização, Digitalização e Disponibilização do Arquivo Histórico Escola de Minas da UFOP

O Museu de Ciência e Técnica e a Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas da UFOP aprovarem mais um projeto junto à Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG. Trata-se do Projeto Organização, Digitalização e Disponibilização do Arquivo Histórico Escola de Minas da UFOP que dará continuidade à iniciativa da direção da Escola de Minas e de seu Museu, que viabilizaram o espaço físico adequado para receber os documentos do arquivo, por meio de financiamento junto à iniciativa privada com o apoio da GEOSOL Geologia e Sondagens.

 

O principal objetivo do projeto a ser a ser desenvolvido em 2006 e 2007 será o de resgatar, preservar e disponibilizar ao público, com objetivos de produção científica e divulgação, a memória documental da Escola de Minas.

 

Ao longo de 129 anos de existência a Escola de Minas, pertencente à Universidade Federal de Ouro Preto, reuniu um expressivo acervo que registra boa parte do desenvolvimento científico e tecnológico ocorrido no Brasil neste período. Ao ser implantada em uma região predominantemente mineradora, a Escola de Minas da UFOP se dedicou pioneiramente no país ao ensino de ciências mínero-metalúrgicas, colaborando para organização, desenvolvimento e potencialização destes estratégicos setores econômicos.

 

Equipe de Trabalho:

Prof. Dr. Antonio Luciano Gandini - Orientador;

Prof. MSc. Gilson Antônio Nunes - Co-orientador;

Esp. Maria de Fátima Rossi do Nascimento - Co-orientadora;

Rafael Ximenes Borges (graduação Engenharia de Produção - EM/UFOP);

Marcel Pereira da Silva (graduação História - ICHS/UFOP)




  PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR - BIC-Júnior/FAPEMIG/UFOP




  Projeto Levantamento, Catalogação e Digitalização do Acervo de Mineralogia do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP

O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP está organizado em diversos setores temáticos, que reúnem um expressivo acervo científico/cultural sem igual no país, originário da primeira instituição dedicada ao ensino de ciências mínero-metalúrgicas do Brasil, constituído por aproximadamente 30 mil objetos, dentre os quais 20 mil amostras minerais.

 

Apesar de sua importância, diversidade e quantidade, atualmente este acervo ainda é controlado por fichas em papel, com as informações sobre cada mineral da coleção.

 

O projeto, financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) pretende levantar informações, digitalizar e disponibilizar para os interessados o acervo do setor de mineralogia, despertando vocação para a área científica de alunas do ensino médio.     

 

Equip de Trabalho:

Prof. Dr. Antonio Luciano Gandini - Orientador;

Prof. MSc. Gilson Antônio Nunes - Co-orientador;

Laysla de Carvalho Morandini – Bolsista BIC-Jr (Ensino Médio CEFET-OP)

Tamara Lins Antunes Quirino – Bolsista BIC-Jr (Ensino Médio E.E. Dom Pedro II)




  PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIVIC/UFOP




  Projeto Levantamento, Contextualização e Digitalização do Acervo do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP

O projeto pretende levantar informações, digitalizar e disponibilizar para os interessados o acervo do museu constituído por aproximadamente 30 mil objetos,  originário da primeira instituição dedicada ao ensino de ciências mínero-metalúrgicas do Brasil.     

           

Este projeto de pesquisa utilizará equipamentos financiados pelo CNPq para o projeto "Organização, Restauração e Difusão do Acervo Técnico-Científico da UFOP" que implantou uma oficina de restauro de equipamentos científicos e que prevê em seu escopo a digitalização do acervo do museu.

 

Equipe de Trabalho:

Prof. Dr. Antonio Luciano Gandini - Orientador;

Prof. MSc. Gilson Antônio Nunes - Co-orientador;

Esp. Maria de Fátima Rossi do Nascimento - Co-orientadora;

Paulo Coelho Mesquita Santos – Voluntário (graduação História - ICHS/UFOP);

Danilo Borges de Oliveira – Voluntário (graduação Engenharia Civil - EM/UFOP);

Henrique de Vasconcelos Cruz - Voluntário (graduação em Museologia – UNIRIO)




  Projeto Recuperação e Atualização da Coleção de Meteoritos do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP

Este Projeto visa atualizar a classificação dos meteoritos da coleção do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, considerada uma das maiores do Brasil. Dada a grande importância que atualmente tem sido dada a tais rochas extraterrestres, e o desenvolvimento de novas técnicas de análise, é reconhecidamente necessária uma revisão das informações constantes nas atuais fichas dos meteoritos.

         

Assim, propomos este trabalho cujo objetivo é o de colocar em dia o estado da coleção de meteoritos do Museu de Ciência e Técnica, de modo que, atendendo a exigência dos padrões atuais de informação cientifica, ela possa se inserir com seu devido valor, no circuito de pesquisas da área.

 

Alem disso, novas amostras podem ser identificadas oriundas desta coleção ou por doações de outras coleções.

 

Equipe de Trabalho:

Prof. Dr. Adilson Rodrigues da Costa - Orientador;

Prof. Dr.Flavio Sandro Lays Cassino - Co-orientador;

Prof. MSc. Gilson Antônio Nunes - Co-orientador;

Profa. Dra. Mônica de Andrade Morraye - Colaboradora;

Vinícius Fileto Mansur – Voluntário (graduação Engenharia Metalúrgica - EM/UFOP)


Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP - Ouro Preto
Praça Tiradentes, 20 - Centro. Ouro Preto, MG - CEP - 35400-000 / Brasil
Fone/Fax: (31)3559-3119 ou (31)3559-1597
Contato: museu@ufop.br