Voltar para a página principal     Notícias     Eventos     Cursos     Ensino     Memória     Links     Biblioteca     Contatos   

  :. SETOR DE TOPOGRAFIA

Setor Prof. Antônio Pinheiro Filho


Teodolito procedente da Inglaterra - Fab. L. Casella

A sobrevivência do homem sempre dependeu do solo. Assim, a Topografia (topografia = descrição minuciosa de uma localidade) é uma das ciências mais antigas. Ela vem sendo utilizada desde remotas eras, em decorrência da necessidade das tribos, povos e nações delimitarem suas áreas destinadas à lavoura ou à caça, ou a fim de definirem seus limites político-administrativos.

Encontramos nas paredes das cavernas esboços das primeiras plantas topográficas. Há séculos, pergaminhos foram utilizados para o traçado de croquis rudimentares, através dos quais os diversos limites territoriais eram definidos. Hoje, lidamos com arquivos eletrônicos, plantas tridimensionais, com tantas informações e detalhes, que seriam necessários milhares de desenhos a fim de representá-los, ainda que de forma grosseira!

A Topografia da era moderna faz uso de equipamentos os mais variados e, dada a alta tecnologia envolvida, foram surgindo soluções astuciosas as mais diversas e interessantes.

A evolução tecnológica trouxe sempre a reboque a Topografia, que nunca deixou passar uma inovação sem incorporá-la. Nesse sentido, temos uma bela mostra das mudanças sofridas em nosso museu.

A visita a esse museu constitui uma aula de história, através da qual podemos acompanhar toda a evolução sofrida ao longo de quase um século pelos diversos instrumentos topográficos.

Dentre as inúmeras peças que compõem o acervo, destacam-se:

  • Um basímetro italiano com estrutura de madeira, construído no início deste século;
  • Declímetros, clisímetros e clinômetros, também do início do século;
  • Uma vasta coleção de teodolitos e níveis topográficos, desde os mais primitivos aos mais modernos;
  • Correntes de agrimensor, trenas, bússolas, etc.

Adaptação de um texto de autoria do Prof. José Geraldo A. de Azevedo.


Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP - Ouro Preto
Praça Tiradentes, 20 - Centro. Ouro Preto, MG - CEP - 35400-000 / Brasil
Fone/Fax: (31)3559-3119 ou (31)3559-1597
Contato: museu@ufop.br